quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dicas de material p/ artesanato:



ACRILPEN  


Caneta para marcar e pintar tecidos, exceto os sintéticos ou engomados; ponta de poliéster. Ideal para personalizar uniformes escolares e peças de vestuário. Excelente fixação e grande resistência a lavagens. Não tóxica. 

ACRIPUFF 

Tinta e Base de Expansão através de calor; não tóxica, solúvel em água e resistente a lavagens. Pode ser aplicada a pincel sobre qualquer tipo de tecido, exceto sintéticos ou engomados. Apresenta acabamento em relevo emborrachado. A Base incolor pode ser misturada com qualquer cor da Tinta para Tecido Fosca Acrilex na proporção de 1 parte de tinta para 3 de Base. Após a secagem natural da tinta, a Acripuff deve ser expandida com secador de cabelos forte, na temperatura máxima e pela frente, ou passado a ferro em temperatura média pelo avesso do tecido. 

AGUARRÁS MINERAL

Indicada para diluição do Betume da Judéia, Verniz Geral e Verniz Cristal, bem como para limpeza dos materiais de pintura utilizados com tinta a óleo. 

BASE ACRÍLICA PARA ARTESANATO

Ideal para preparar peças ou telas; já vem pronta para usar, dá ótimo acabamento, tem secagem rápida e ainda pode ser misturada com qualquer tinta a base de água, como: tintas plásticas ou acrílicas. Pode ser aplicada com pincel ou esponja sobre madeira, gesso, cerâmica e outros materiais previamente testados. Solúvel em água, não tóxica. 

BETUME DA JUDÉIA

Para ser usado com pincel ou aerógrafo. Ideal para trabalhos de envelhecimento sobre madeira, gesso, cerâmica, couro e metal. Solúvel em aguarrás. 

BETUME DA JUDÉIA EM CERA

Ótimo produto para envelhecer e neutralizar cores muito vivas. Pode ser aplicado sobre madeira, metal, cerâmica e quaisquer superfícies pintadas com tintas a base dágua ou óleo. Produto tóxico e inflamável. 

COLA PERMANENTE

Pronta para uso; solúvel em água; não tóxica. Para removê-la basta limpar com aguarrás mineral. Com um pincel, aplique uma leve camada sobre o suporte (placa de madeira ou duratex). Aguarde 10 minutos e, em seguida, fixe o tecido e inicie a pintura. 

DIMENSIONAL

(Tinta Relevo)

Tinta relevo de excepcional versatilidade. Solúvel em água, apresenta-se em 3 versões: Brilliant, Mettalic e Glitter. Tem excelente aderência e está pronta para usar em qualquer tipo de tecido sem goma, exceto os impermeabilizados e sintéticos. Também pode ser aplicada sobre: madeira, vidro jateado, isopor, cerâmica, cortiça, couro, gesso e papel. E ainda como auxiliar da pintura em tela. Seca ao ar. Cores miscíveis entre si. Atóxica pode ser usada em trabalhos escolares. 

ECOSOLV 

Solvente ecológico, sem cheiro. Diluente para tinta a óleo e para limpeza dos utensílios usados na pintura. Substitui a terebintina com as mesmas propriedades desta, porém sem o seu cheiro forte característico. 

GESSO ACRÍLICO

Utilizado para preparar telas ou como fundo para pintura sobre algodão, madeira, alvenaria, cerâmica, papelão, eucatex, etc. Solúvel em água, muito flexível, opaco e de secagem rápida. Produz textura mediante o emprego de espátula ou trincha. Indicado também para reparar pequenos orifícios em paredes de alvenaria. Não tóxico. Seca por evaporação. 

GOMAS LACAS

Servem para impermeabilizar, antes da pintura, materiais porosos e absorventes, tais como: papel, madeira, cerâmica e gesso. Produzem uma camada de proteção em pinturas com baixa resistência à abrasão, como purpurina, glitter, etc. São solúveis em álcool e produzem os seguintes acabamentos:

Goma laca INCOLOR: acabamento incolor; não altera a cor original da peça.

Goma laca INDIANA e PURIFICADA: acabamento amarelado.

ÓLEO DE LINHAÇA

Obtido de sementes de linho. Refinado e retificado. Apresenta cor amarelo claro transparente. Tem certa viscosidade, porém seca muito bem. Adicionado à tinta a óleo proporciona maior brilho, melhor aderência, retardamento do tempo de secagem e facilita o alastramento da tinta. Solúvel em terebintina e aguarrás mineral. É o solvente de maior confiabilidade, ainda que, com o tempo, produza um certo amarelecimento. 

SECANTE DE COBALTO

Serve para acelerar o tempo de secagem da tinta a óleo. Utilizar em pequenas quantidades, pois altera o brilho e a fixação da tinta, podendo, quando usado em demasia, causar o craquelamento ou descascamento da tinta.


TEREBENTINA 


É um diluente vegetal natural da tinta a óleo e quando utilizado não altera o brilho e o tempo de secagem naturais da tinta. Também pode ser utilizada para limpeza dos equipamentos (pincéis, broxas, etc.) de pintura.

  

 



Nenhum comentário: