quinta-feira, 25 de junho de 2009

O que é pátina?


A pátina é uma técnica de recobrimento que se faz em uma superfície, para deixá-la com um acabamento determinado, que seja agradável à vista, ao tato, o que simplesmente mude a aparência do objeto no qual trabalhamos, seja ele uma criação própria, ou um objeto de artesanato comprado sem acabamento prévio.

Podemos trabalhar de modo a alterar a textura ou a cor, e inclusive misturando cores entre si. Podemos deixar tal objeto prateado, dourado, enegrecido ou mais claro.

O mundo das pátinas tem uma grande riqueza quanto às técnicas que podemos implementar e aos materiais que se pode utilizar. O problema é que quando a variedade dos materiais e técnicas é tão grande, a tendência é ficarmos na dúvida e muitas vezes abandonar o projeto.

Para podermos escolher os materiais mais adequados é preciso conhecer quais existem, sua disponibilidade e os pequenos segredos que nos facilitam muitas tarefas. Esses segredos compreendem o conhecimento das pinturas em si, seus diluentes, suas propriedades, quando é conveniente escolher um ou outro, e os efeitos que cada um deles nos permite obter.

As pátinas podem ser:
A base de água
A base de álcool
De cera
De óleo
Com texturas e imitações de outros materiais (pedra, madeira, etc.)
Trabalhando sobre superfícies

Devemos conhecer quais são as superfícies em que podemos fazer pátina:
Madeira
Gesso
Cerâmica
Plástico
Papelão

Todas essas superfícies devem ser preparadas de forma apropriada. Disso dependerá o resultado final da pátina.

Nesse artigo vamos falar sobre a aplicação de pátina em madeira.
Aplicando pátina na madeira
A madeira deve ser lixada com uma lixa de silício número 300.
Depois de passar o selador correspondente, volta-se a lixar de forma mais suave.
Quando a madeira apresentar nós que não agradem, ou estiverem em zonas muito danificadas, deve-se usar tinta para madeira, sem diluir.
Deixe secar ao ar livre, ou ajude com um secador frio, para não corres o risco de que só a superfície fique seca enquanto há umidade abaixo.
Se a superfície que queremos aplicar pátina não for muito lisa, devemos passar um verniz primeiro, (o mesmo que se usa para as paredes antes de pintá-las), mas muito diluído em água, com pincel duro, por toda a superfície.
Agora com o verniz, volte a lixar até que a superfície fique bem lisa

Nenhum comentário: