quinta-feira, 25 de junho de 2009

TEXTURA EM PAREDE,LINDO!









 É cada vez mais comun este tipo de decoração principalmente nas residências, pois além de bonito, você pode texturizar a parede do jeito que quiser, na cor que quiser, na textura que quiser, existem milhares de opções que você pode fazer em sua parede. A textura, também pode ser utilizada nas paredes para a correção de imperfeições na parede.
Apesar de ser fácil de fazer, alguns pintores ainda não fazem alguns tipos de textura nas paredes, as vezes temos que contratar um especialista em textura, isso pode acabar saindo caro, dependendo do tipo de textura que você quiser, devido a mão de obra. 
As ferramentas utilizadas para fazer textura em paredes, são fácilmente encontradas em lojas de materiais de construção ou tintas. Você ainda pode aplicar as texturas já na cor que desejada, evitará o uso de pintura posterior, economizando tempo e material.
Se você não tem muito dinheiro disponível para pagar um profissional na área, você mesmo pode comprar os materiais, e fazer sua própria textura. Neste artigo, vamos dar alguns exemplos pra você, de algumas paredes, e mostrar passo a passo da técnica utilizada em algumas delas.
Ranhura abstrata

As rebarbas que você vê fazem parte dos efeitos da textura, e dão um charme especial nesta textura decorativa.

Ferramentas e materiais utilizados para o passo a passo:

- Rolo de Lã Plus com Cabo *(cód. 130)
- Espátula Plástica 20 Lisa *(cód. 290)
- Espátula Plástica 7 dente M *(cód. 092)
- Bandeja Grande *(cód. 072)
- Lixadeira *(cód. 230)
- Folha de Lixa para alvenaria grão 220
- Bloco de Espuma *(cód. 051)
- Tinta Acrílica Fosca na cor escolhida
- Massa para textura Lisa
- Gel envelhecedor

* Os códigos podem servir de referência, caso em sua cidade tenha disponíveis os produtos da castor

O Passo a passo

Pegue a espátula dentada M, com movimentos curtos e rápidos, aplique a massa, alterne com os movimentos na vertical e horizontal, de modo que os “quadrados” fiquem encaixados um no outro, como na foto. Procure trabalhar de cima para baixo, da esquerda para direita, ou no sentido que desejar, mas sempre procurando fazer um unico sentido. Quando mais regular o desenho, melhor será o resultado final, após a aplicação aguarde a secagem da massa.
Passe a mini lixadeira para lixar, revestida com a lixa grão 220, passe a lixa de leve, somente o necessário para remover as pontas existentes na textura. Retire bem o pó, com auxilio de um espanador, ou algo parecido.
Com o rolo de lã, passe uma demão de tinta acrílica fosca em cima da massa acílica, isto serve para que você obtenha melhores resultados na aplicação do gel. Após isto, espere o tempo indicado de secagem indicado na embalagem.
Lave bem o rolo de lã. Com o rolo de lã já lavado, aplique uma demão de gel. Antes que o gel seque, faça a limpeza do excesso.
Retire o excesso com a espuma, para que fique um contraste de cores na textura. Para ajudar no procedimento, lave a espuma com frequência.

Dica:Se você acabou de construir sua casa, geralmente o reboco é novo, aguarde ao menos 30 dias após o reboco para aplicar qualquer tipo de pintura ou massa.

Nenhum comentário: