terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sou fã!




Jake Gyllenhaal
» Idade: 28 anos»

Nascimento: 19/12/1980»

País de nascimento: Estados Unidos»

Local de nascimento: Los Angeles, California



Seu pai é o cineasta Stephen Gyllenhaal e a mãe é a roteirista e produtora Naomi Foner. Os dois foram muito importantes para Jake seguir a carreira de ator. Afinal, colocaram o filho no mundo cinematográfico e até em um de seus primeiros filmes: Uma Mulher Perigosa, de 1993, quando Jake tinha 12 anos e ainda assinava como Jacob. Sua irmã mais velha, Maggie Gyllenhaal, também é atriz. Em Donnie Darko, os dois eram irmãos na trama. Por conta da profissão de seus pais, Jake cresceu entre as estrelas do cinema. Tanto que suas primeiras lições na direção de um carro foram dadas por ninguém menos do que Paul Newman. Em 1998, Jake acabou o High School (equivalente ao Ensino Médio) na Graduated Harvard-Westlake, uma escola privada em Los Angeles. Depois de dois anos de estudos, Jake largou a tradicional Universidade de Columbia para se dedicar à carreira de ator, em 2002, participando de filmes como Por um Sentido na Vida e Soldado Anônimo. Jake Gyllenhaal foi batizado como Jacob Benjamin Gyllenhaal. No início da carreira, ele assinava como Jacob Gyllenhaal, mas achou que deveria ter um nome artístico com mais apelação e resolveu mudar. A carreira de Jake ficou marcada depois de Donnie Darko, produção adorada entre os espectadores chegados em filmes enigmáticos. Aqui, ele interpreta um garoto problemático com um amigo imaginário que o avisa sobre o futuro. Pelo trabalho, Jake foi indicado a Melhor Ator no Independent Spirit Awards e o filme ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

Beijo – Quando Kirsten Dunst recebeu o prêmio de Melhor Beijo no MTV Movie Awards pela cena na qual sua personagem em Homem-Aranha beija o herói sob a chuva, ela agradeceu ao então namorado Jake Gyllenhaal pelo melhor beijo de sua vida.


Carreira – Jake, assim como a maioria dos atores, adora trabalhar no teatro. Sobre isso, ele diz: “Em um mundo perfeito, eu conseguiria fazer uma peça de teatro a cada três filmes.” Assim, ele finalmente consideraria que sua carreira está completa.
Dunst – A atriz Maggie Gyllenhaal, sua irmã, foi a responsável por seu romance com Kirsten Dunst, que durou cerca de dois anos. As duas foram colegas de set em O Sorriso de Monalisa e foi a irmã que apresentou Jake a Kirsten.


Enigma – A carreira de Jake ficou marcada depois de Donnie Darko, produção adorada entre os espectadores chegados em filmes enigmáticos. Aqui, ele interpreta um garoto sonâmbulo com um amigo imaginário que o avisa sobre o futuro. Pelo trabalho, Jake foi indicado a Melhor Ator no Independent Spirit Awards e o filme ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.
Fãs – Jake Gyllenhaal conquistou muitos fãs, especialmente depois de estrelar o filme cult Donnie Darko (2001). Eles até inventaram um termo para defini-los: The Gyllenhaalics. Depois do sucesso em O Segredo de Brokeback Mountain, ele passou a ser mais reconhecido no mundo do cinema.


Gyllenhaal – O sobrenome esquisito de Jake vem das raízes suecas de sua família, mas pode ser um problema para os menos acostumados com sua pronúncia. Quando for falar seu nome, aprenda: diga Jill-en-hall.


Homossexual – Os amigos de Jake andavam bem preocupados com seu papel em O Segredo de Brokeback Mountain, no qual interpreta o namorado de Heath Ledger. O ator, porém, disse que estava bem confortável ao fazer o papel de um cowboy gay: "Meus amigos dizem: ‘Meu, você vai beijar um cara?’, mas não é assim que penso. O filme é sobre como o amor pode ser impossível às vezes.”
Laços - Depois do término com Kirsten Dunst, em 2004, boatos deram conta de um possível affair entre Jake e a atriz Lindsay Lohan. Atualmente, a imprensa aponta para um possível relacionamento com outra atriz: Reese Witherspoon.


Madrinha – Quem batizou o pimpolho Jake foi ninguém menos do que a musa dos adoradores de produções macabras, a atriz Jamie Lee Curtis.


Newman – Por conta de seu pai ser um cineasta de Hollywood, Jake cresceu no meio das estrelas do cinema. Tanto que suas primeiras lições na direção de um carro foram dadas por ninguém menos do que Paul Newman.


Objetivo – O objetivo de Jake é ser lembrado por seu trabalho. “A verdade é que os filmes que arrecadam muito dinheiro são os que ninguém se lembra. E não estou interessado em fazer filmes dos quais ninguém se lembra”, disse.


RG – Jake Gyllenhaal foi batizado como Jacob Benjamin Gyllenhaal. No início da carreira, ele assinava como Jacob Gyllenhaal, mas achou que deveria ter um nome artístico com mais apelação e resolveu mudar.


Salva-vidas – Este foi seu emprego antes de se tornar ator. Apesar de nunca ter precisado salvar a vida de ninguém, teve de ajudar um nadador a se livrar da dor de ser queimado por uma água-viva. Sabe como? Urinando na perna ferida.


Teatro – Em 2002, recebeu o prêmio de Ator Revelação no London Evening Standard Theate Award por sua performance na peça This is Our Youth, apresentada no Garrick Theatre, em Londres (Inglaterra).


Universidade – Depois de dois anos de estudos, Jake largou a tradicional Universidade de Columbia para se dedicar à carreira de ator, em 2002.


Vida – “Ser uma estrela de cinema não dura muito. É uma ilusão que não tem nada a ver com você. Para mim, encontrar o sentido da vida é muito mais importante do que a fama.” Palavras de Jake Gyllenhaal na revista Raygun, de 1999.



Zica – Quando Jake estava em cartaz com a peça This Is Our Youth, ao lado de Hayden Christensen (Star Wars), não teve uma experiência tão agradável: “Ele (Hayden) não lavava suas roupas. Na última noite de apresentação, eu esbarrei sem querer em sua axila durante uma cena de luta e não consegui me livrar daquele cheiro”, disse.

Nenhum comentário: